Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Prefeito de Vila Rica participa de Fórum sobre o Corredor Logístico Ferroviário do Araguaia e oportunidades regionais

O evento contou com a presença dos senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes, do vice-governador Otaviano Pivetta, secretários de estado, deputados, prefeitos, vereadores e lideranças políticas, empresariais e comunitárias.

  • Publicado em 30/06/2025

Fonte: Assessoria de Imprensa Municipal

Autor: ASCOM

Legenda: Fórum sobre o Corredor Logístico Ferroviário do Araguaia e oportunidades regionais

Autor da Foto: ASCOM

O Prefeito de Vila Rica, João Salomão Pimenta, o João da Pá, participou na última sexta-feira, dia 27 de junho, do Fórum sobre o Corredor Logístico Ferroviário e Oportunidades Regionais, o evento foi realizado em Água Boa através de uma proposta feita pelo deputado estadual Dr. Eugênio.

O evento contou com a presença dos senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes, do vice-governador Otaviano Pivetta, secretários de estado, deputados, prefeitos, vereadores e lideranças políticas, empresariais e comunitárias para debater as oportunidades trazidas pelo projeto. Clique aqui e veja fotos do evento.

De acordo com o prefeito João Salomão, o encontro debateu as oportunidades que a população e os empresários da região Araguaia vão ter com os impactos positivos da economia e na sociedade com a chegada da ferrovia.

O prefeito de Vila Rica disse que os técnicos presentes no evento mostraram dados que os trilhos da FICO devem chegar a Água Boa até 2028. A ferrovia ligará Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), em um trecho de 363 km, cuja construção está sob responsabilidade da empresa Vale e que já tem 35% das obras concluídas.

O trecho da obra é a primeira ferrovia do Brasil construída por meio de investimento cruzado com a iniciativa privada. O prefeito de Vila Rica lembrou que a ferrovia irá beneficiar toda região Araguaia e que várias autoridades estão envolvidas no projeto entre elas os governadores Mauro Mendes (MT) e Ronaldo Caiado (GO), o vice-governador de MT, Otaviano Pivetta e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Estudos mostram que a ferrovia irá acelerar o corredor logístico da região pois além da conexão com as ferrovias, o modal ferroviário também contribuirá com o corredor logístico e escoamento da produção agrícola do Vale do Araguaia, que inclui a rodovia federal BR-158 (que corta o Araguaia de Norte a Sul) e as BR-080 e 242.

De acordo com estudos um dos benefícios que o modal ferroviário permitirá será a melhoria do escoamento da produção de Mato Grosso para os portos exportadores do Leste (Bahia) e Norte do Brasil (Maranhão), além do ganho de competitividade que deverá ser proporcionado ao agronegócio e produtos derivados do campo.

Outro benefício direto quando a obra for concluída é a competitividade da produção agropecuária de Mato Grosso e da região conhecida no jargão agrícola como MATOPIBA, que reúne áreas produtivas de soja, entre outros, ligando toda região Araguaia aos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Com a instalação da FICO em Mato Grosso, será possível a conexão com a Ferrovia Norte-Sul, que atravessa os estados de Goiás, Tocantins e Maranhão, e com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), cujos ramais passam pelos Estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Bahia.

Outras notícias

Outras notícias

Privacidade

Acitve

Plugin