Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Secretário Estadual de Educação visita a região Norte Araguaia e debate segurança nas escolas de Vila Rica

  • Publicado em 18/04/2023
  • Atualizado em 18/04/2023

Fonte: Assessoria de Imprensa - Israel Monteiro

Autor da Foto: Israel Monteiro

O Secretário Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) Alan Porto cumpriu agenda nesta segunda-feira, dia 17 de abril, na região Norte Araguaia, na parte da manhã ele visitou a sede da Diretoria Estadual de Educação em Confresa, e também unidades escolares do município, em seguida ele se dirigiu até Porto Alegre do Norte onde também esteve visitando unidades de educação daquele município.

Na parte da tarde Alan Porto esteve no município de Vila Rica, localizado na tríplice fronteira com Pará e Tocantins, onde foi recebido pelo prefeito municipal Abmael Borges. Na visita em Vila Rica, o secretário participou de uma reunião nas dependências da Câmara de Vereadores, com presença de profissionais da educação, diretores e coordenadores de escolas do município e também da segurança pública.

Durante a reunião, os profissionais da educação de escolas municipais e estaduais de Vila Rica, e também da Unemat juntamente com membros das forças de segurança da região Norte Araguaia puderam expor suas realidades, para juntos poderem garantir mais segurança nas escolas.

O ato contou, além da presença de Alan Porto e do prefeito Abmael Borges, das secretárias municipais de Educação Lidiane Silva e de Assistência Social, Lucy Meiry Vinhal Borges, e de profissionais do corpo técnico da Diretoria Regional de Educação no Norte Araguaia- DRENA, sediado em Confresa.

Os vereadores de Vila Rica, (Divino Batista presidente da Câmara Municipal, Lédio Procópio, Lázaro Gonçalves, Isley Borges, o Goiano, James West, Pastor Jailson Pires, Soadelar Pizzato, e Clebis Lourenço, o Clebinho, assessores dos deputados Dr João e Dr. Eugênio, o Comandante Regional da PM no Norte Araguaia Tenente Coronel Noelson Carlos e o Delegado de Polícia Civil  de Vila Rica,Gustavo Ataide também marcaram presença.

O Prefeito Abmael Borges parabenizou o empenho dos presentes e o planejamento do grupo de trabalho e disse que desde o primeiro momento dos boatos sobre a atentados nas escolas tem mantido contato com as forças de segurança e buscado mecanismos para dar salvaguardado aos alunos e professores, para que tudo transcorra com segurança.

O Secretário Alan Porto falou sobre o Protocolo Emergencial de Segurança nas Escolas, citando que a ação visa a instalação de 5,5 mil câmeras de monitoramento nas escolas estaduais de Mato Grosso, além disso serão adotadas outras medidas para o combate à violência nas unidades, e o aumento do quadro de profissionais psicólogos nas Diretorias Regionais de Educação (DREs).

Já a Secretaria Municipal de Educação Lidiane Silva, lembra que desde de 2019 a equipe escolar já vem trabalhando com a prevenção juntos aos pais sobre o cuidar das crianças, os profissionais da educação vêm realizando um trabalho bem antes dos últimos acontecimentos esse trabalho é sobre é orientar os pais em verificar celulares e as mochilas de seus filhos.

Ainda segundo a Secretária Municipal de Educação Lidiane a partir dos acontecidos a Polícia Militar disponibilizou policiais para realizar as rondas escolares, e também foram adotadas medidas de segurança nas escolas onde restringe a entrada de qualquer pessoa que não seja alunos e profissionais da unidade escolar além de outras medidas.

O Tenente-Coronel Noelson Carlos informou que designou um oficial de seu comando para coordenar as ações e garantir suporte aos profissionais da educação para segurança nas escolas, ele lembrou que já foram fortalecidas as rondas ostensivas da Polícia Militar nas escolas, para prevenção e garantia de segurança.

O Delegado Gustavo Ataíde informou que a Polícia Civil, estará cuidando das investigações e responsabilização criminalmente todas as ameaças e fake news, ele também reforçou que haverá a ampliação das parcerias com o Ministério Público e Tribunal de Justiça, para o trabalho de mediação de conflitos e propagação da cultura da paz.

Confira abaixo as medidas adotadas no Protocolo Emergencial de Segurança nas Escolas:

1 - Criação de uma central de atendimento.

Telefone: WhatsApp (ameaças)

(65) 9.9973-4429

190 – Perigo iminente

197 – Perigo iminente

- Investigação de todas as ameaças.

- Encaminhamento dos suspeitos para a central de flagrantes/DEA.

2 – Fortalecimento das rondas ostensivas escolares pela Polícia Militar.

3 – Limitação da abertura dos portões das escolas.

Entrada e saída, mantendo os horários de aulas com a presença de todos os estudantes. Demais atendimentos mediante agendamento na direção das escolas.

4 – Instalação de  câmeras e botão de pânico na rede escolar no prazo de 60 dias inicialmente em Cuiabá e Várzea Grande, e posteriormente nos demais municípios.

5 - Intensificação das técnicas de mediação escolar e circuitos de cultura de paz, em parceria com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça.

6 - Ampliação da campanha “Paz na Escola” através dos grêmios estudantis em toda a rede escolar.

7 – Aumento do quadro de profissionais psicólogos nas DREs.

Outras notícias

Outras notícias

Privacidade

Acitve

Plugin