Secretaria de Assistência Social realiza trabalho de conscientização contra o abuso de crianças e adolescentes em Escolas de Vila Rica
Fonte: Assessoria de Imprensa | Israel Monteiro

Autor da Foto: Israel Monteiro
O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes será no próximo sábado, 18 de Maio, e desde o início do mês, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através das equipes dos Centros de Referências de Assistência Social CRAS está desenvolvendo palestras nas escolas municipais e estaduais com o objetivo de orientar sobre todas as formas de abusos e violação de direitos das crianças e dos adolescentes.
O trabalho de conscientização acontece através de palestras e teatros com integrantes dos Programas Sociais, Mãos Talentosas e Sementinha. A “Campanha Faça Bonito” começou na manhã de terça-feira, 07, na Escola Estadual Professora Maria Esther Peres. Na ocasião a equipe de profissionais do CRAS composta de psicóloga e assistente social, orientou centenas de crianças e jovens presentes sobre alguns cuidados sobre o abuso sexual contra menores de idade. A Psicóloga Denise da Silva Nery e a Assistente Social Lara de Oliveira Araújo explanou as várias formas de abuso, em quais os momentos devem ficar em alerta e o procedimento para denunciar.
Segundo a campanha, a melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. Para isso, é preciso um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral e dos profissionais das áreas jurídicas e de educação, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco e, também, do acompanhamento da vítima e do agressor.
Segundo a Secretária de Assistência Social Lucy Meiry a Campanha Faça Bonito acontece em todo o Brasil e nesse sábado, 18 de Maio é o dia “D”. “Nós temos a convicção que é necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. É preciso também que nós como comunidade, nos envolvamos no enfrentamento de práticas prejudiciais a nossas crianças e jovens e lembramos que este combate requer envolvimento de toda a população”. Afirmou a Secretária.
Como surgiu o Dia Nacional Contra o Abuso e Exploração Sexual Infantil
A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.
Normalmente, nesta data, são realizadas diversas atividades, sejam nas escolas e demais espaços sociais, como por exemplo palestras e oficinas temáticas sobre a prevenção contra a violência sexual.
O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é o grupo responsável por organizar e promover nacionalmente esta data.
No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.
Abuso sexual x Exploração sexual
Não apenas o abuso sexual (que normalmente acontece no seio familiar do jovem), mas também a exploração sexual é combatida nesta data.
Muita gente confunde o significado do abuso sexual com a exploração sexual. São duas coisas diferentes. A exploração sexual consiste em usar a criança ou o adolescente como meio de faturar dinheiro, oferecendo o menor como “ferramenta” de satisfação sexual.
Outras notícias
Outras notícias

25 de Setembro de 2025
Deputado Nininho garante emenda parlamentar com recursos destinados para realização de eventos esportivo cultu…
O município de Vila Rica recebeu na última semana, o pagamento de uma emenda parlamentar estadual para fomentar diversos projetos esportivo culturais do município. A emenda parlamentar é de autoria do deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho, e foi viabilizada pelo vereador Lázaro Gonç…

25 de Setembro de 2025
Vila Rica realiza o 4º Encontro Alfabetiza MT, evento que visa fortalecer a troca de experiências entre profes…
A cidade Vila Rica sediou nos dias 23 e 24 setembro, o 4º Encontro Alfabetiza MT. O evento é um momento de aprendizado e troca de experiências entre professores, gestores e coordenadores da rede municipal de ensino. O evento foi realizado na sede da UNEMAT na Avenida Perimetral Leste. O…

24 de Setembro de 2025
Secretaria de Agricultura recebe novo veículo para ampliar a assistência técnica à agricultura familiar de Vil…
O município recebeu esta semana um veículo picape Saveiro VW destinado à Secretaria de Agricultura, ele será utilizado para ampliar a assistência técnica à agricultura familiar, garantindo mais apoio e condições de trabalho para os produtores locais. O veículo é fruto de emenda da ex-depu…
